segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Se sêsse



É  Lógico que todos têm direito a uma opinião, mas, eu tenho todo direito de discordar de tudo aquilo que eu julgue não convincente de acordo com minha ótica, Li em alguns lugares que a gramática foi assassinada, primeiro em um blog local, depois em outros por todo o Brasil, essa afirmação se sustenta no fato de que um  material disponibilizado pelo MEC, ensina as pessoas a "falar errado", isso levando em conta à ótica de quem afirma, afirmação á qual discordo plenamente, levando em consideração os fatores, locais, sociais, étnicos entre outros, não posso culpar uma pessoa que não teve acesso à informação de que só existe uma forma de se expressar, julgando-a como errada ou menos capaz por isso, se elevarmos nosso pensamento a um questionamento filosófico básico, teremos a resposta dessa questão tão complicada, o questionamento é " Pra que serve a língua? as palavras? e os sons? munido da idéia de que eles servem pra se expressar e estabelecer comunicação, podemos ver o quando é inútil tantos dogmas a respeito de um assunto tão simples, comunicação, tantos padrões linguísticos não servem pra estabelecer comunicação entre um índio que fale a língua de sua tribo e um intelectual formado diversas vezes, a questão de certo e errado está se desmistificando em várias vertentes atuais, dia após dia tabus são quebrados e podemos assim criar uma sociedade onde a clareza dos fatos vence a névoa do preconceito e outras coisas que já estão calejadas, infelizmente o que acontece é que os pensamentos conservadores se  ofendem quando uma coisa que era tido como certa está sendo esclarecida, eles só estão assustados por que estão sendo convidados a se retirar de sua área de conforto, acho que é por isso que tenho queda pela poesia, lugar onde podemos nos expressar de forma livre, tendo como regra única a expressão, algumas frases de algumas excelências, com palavras dificílimas, e frases assustadoras, que ninguém entende nada, mesmo estando de acordo com a norma culta, ou se preferir norma padrão, não fazem uso de comunicação, que é a razão do falar, segue um poema de um genial escritor que ara sabido e sabia usar a norma culta, mas como protesto contra toda essa besteira padronizada, fez esse belo texto, sem padrão e sem nada, nós entendemos tudo...

Ai! Se sêsse!...

Se um dia nós se gostasse;
Se um dia nós se queresse;
Se nós dos se impariásse,
Se juntinho nós dois vivesse!
Se juntinho nós dois morasse
Se juntinho nós dois drumisse;
Se juntinho nós dois morresse!
Se pro céu nós assubisse?
Mas porém, se acontecesse
qui São Pêdo não abrisse
as portas do céu e fosse,
te dizê quarqué toulíce?
E se eu me arriminasse
e tu cum insistisse,
prá qui eu me arrezorvesse
e a minha faca puxasse,
e o buxo do céu furasse?...
Tarvez qui nós dois ficasse
tarvez qui nós dois caísse
e o céu furado arriasse
e as virge tôdas fugisse!

Zé da Luz




Nenhum comentário:

Postar um comentário